16.11.2018 - A pesquisa na aula de Biologia: da teoria à prática do processo de fermentação láctica

Considerando a importância do elo teoria-prática nos processos de ensino-aprendizagem do Ensino Médio, os alunos do 1º ano Taborin, turma 311, na disciplina de Biologia, sob a regência da Professora Renata Confortin, após o estudo teórico do processo de respiração anaeróbica realizada por alguns fungos e bactérias, realizaram aula prática de produção de iogurte, utilizando cepas de Lactobacillus sp e Kefir.  Os referidos microrganismos, ao realizarem o seu processo de respiração conhecido como fermentação láctica, produzem o ácido láctico que desnatura as proteínas do leite, produzindo, para o ser humano, um valioso alimento probiótico: o iogurte. Tal aula avançou para atividades de observação na casa de cada aluno, visto que esse processo demora mais de 24h para acontecer. Assim, as fases do método científico de observação e registros foram contempladas e culminaram na escrita de relatórios, seguindo-se as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que qualificou o trabalho e auxiliou os estudantes na investida em processos de pesquisa. Alguns registros a seguir:

 

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